Numa viagem psicodélica, atravessar uma experiência desafiadora pode abrir novos caminhos
em direção à cura. As substâncias psicodélicas podem acessar memórias, sentimentos ou
experiências difíceis, superando-as e indo ao encontro da aceitação e da libertação.
Para pacientes que não ainda não realizaram uso de substância psicodélicas com objetivo
terapêutico.
1-PREPARAÇÃO (3 SESSÕES)
Após ter sido avaliado e aprovado para o uso da substância psilocibina que é legal no Brasil. Estando claro dos benefícios o paciente será preparado para sua experiência com a substância.
Sessões preparatórias, que ocorrem antes da sessão substância, cumprem várias tarefas importantes. Nelas, os terapeutas devem desenvolver relacionamento terapêutico com o participante, além de reunir informações sobre ele e sua história, fornecer psicoeducação sobre a experiência psicodélica e explicar a abordagem terapêutica a ser usada.
Essas sessões ainda buscam esclarecer as expectativas da sessão de medicação, incluindo a logística da sessão (quanto tempo vai durar, o tipo de música a ser utilizada). Ela vai delinear limites
aceitáveis de interação entre o participante e o terapeuta.
2-USO DA SUBSTÂNCIA
Nesse momento o paciente terá a experiência psicodélica após indicação profissional. A
experiência poderá ocorrer sem o acompanhamento de um terapeuta.
Não há administração de substância psicodélica dentro do instituto. O número de sessões de uso pode variar, cada paciente tem uma resposta. Existem casos complexos e simples, algumas pessoas passam por apenas uma experiência. Um contato muito próximo com o profissional deverá ser estabelecido.|
Suporte, neste contexto, se refere à postura de apoio assumida pelos terapeutas que instrui como o paciente deve fazer durante as sessões. Em estudos com psilocibina, por exemplo, o acompanhante deve fornecer suporte emocional ou incentivo para que pacientes se envolvam com pensamentos, sensações ou memórias difíceis que surgem no caminho. Eles também garantem a segurança e auxiliam o participante no atendimento de suas necessidades.
3-ATENDIMENTO DE INTEGRAÇÃO (5 SESSÕES)
Esse é o momento de capturar os potenciais benefícios causados pela substância e no qual se
busca estruturar aquilo que foi apreendido de forma a se chegar a um processo terapêutico objetivo. É um momento extremamente rico e que deve ser iniciado com o máximo de proximidade temporal ao uso da substância.
A fase de integração geralmente começa no dia seguinte à dosagem. Ela envolve uma revisão
completa da experiência do participante durante a sessão. Em alguns casos, também pode ocorrer a aplicação de técnicas terapêuticas para reforçar aspectos particulares da experiência.
Em outras palavras, a integração pode ser entendida como a continuação de um processo terapêutico que começou na preparação, e foi intensificado durante a experiência psicodélica.
O papel do terapeuta é facilitar o processo de integração e ajudar a consolidar a mentalidade
recém-desenvolvida.
É muito importante salientar que não há administração de substâncias psicodélicas no
instituto, a experiência é particular ao paciente onde ele pode ter a acompanhamento de uma
pessoa se sua confiança não necessitando ser um terapeuta.
Sinta-se à vontade para preencher o formulário abaixo, enviar um e-mail para nós ou nos ligar diretamente pelo número do Whatsapp. Estamos aqui para ouvir sua história, compreender suas necessidades e ajudá-lo a descobrir o potencial transformador da terapia com psicodélicos.